Práticos, modernos e versáteis, os vidros podem ser usados nos mais variados tipos de projetos — de residências a enormes construções civis, não há limite para sua aplicação.
Você já conhece os principais tipos de vidro que podem ser usados na sua obra?!
Não se preocupe, vamos te ajudar com isso!
No artigo abaixo estão informações sobre os principais tipos de vidro atualmente, e para quais situações cada um é recomendado. Vamos lá?!
OS TIPOS PRINCIPAIS DE VIDRO
Conhecer os tipos de vidro é essencial para que você escolha o mais adequado para o seu projeto. São eles:
Vidro Float (Vidro Comum)
O vidro float é um vidro plano transparente, com espessura uniforme. Não apresenta distorção óptica, e possui alta transmissão de luz.
É a matéria-prima para os demais vidros planos, sendo aplicado em diferentes segmentos: laminado, temperado, curvo, serigrafado. Também é usado em duplo envidraçamento.
É muito utilizado na indústria automobilística, eletrodomésticos, construção civil, móveis e decoração.
Vidro Impresso
O vidro impresso é um vidro plano translúcido, que recebe a impressão de um padrão (desenho) quando está saindo do forno.
Também é usado na construção civil, eletrodomésticos, móveis, decoração e utensílios domésticos.
Vidro de Segurança
Os vidros de segurança são vidros planos cujo processamento de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra. Ao contrário do vidro comum, que se parte em pedaços pontiagudos e cortantes, os de segurança formam pedaços arrendondados, evitando incidentes.
Existem 3 (três) tipos de vidro de segurança: temperado, laminado e aramado. Cada um tem características específicas:
Vidro Laminado
CARACTERÍSTICAS: O vidro laminado é composto por duas peças de vidro intercaladas por uma camada intermediária. Sua principal vantagem é que, ao quebrar, se estilhaça, mas não desprende, garantindo resistência e segurança.
APLICAÇÕES: Guarda-corpos, divisórias, vitrines, fachadas de edifícios, telhados, entre outros.
VANTAGENS: Segura cacos, permanecendo intransponível após a quebra. Também cria isolamento acústico, além de filtrar até 99% os raios ultravioletas, protegendo ambientes internos dos desgastes provocados pela luz do sol.
DESVANTAGENS: Com o passar do tempo pode comprometer sua função de vidro de segurança, com a perda da eficiência na camada intermediária.
Vidro Temperado
CARACTERÍSTICAS: É o mais utilizados entre os vidros de segurança, principalmente por ter um valor mais acessível. O vidro temperado também tem maior resistência mecânica e térmica em relação aos demais. No caso de quebra, o vidro temperado se estilhaça em pedaço pequenos não pontiagudos.
APLICAÇÕES: O vidro temperado é muito utilizado em boxes, portas, divisórias, portas de armários, janelas, basculantes e vitrines.
VANTAGENS: É o único vidro que pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos. Sua resistência chega a ser 5 vezes mais que os demais vidros e é um dos mais em conta do mercado.
DESVANTAGENS: Não pode ser cortado ou furado.
Vidro Aramado
CARACTERÍSTICAS: O vidro aramado possui uma tela quadriculada de arame de aço no interior que segura os cacos em caso de quebra, impedindo que se estilhasse.
VANTAGENS: O vidro aramado confere privacidade sem perda de luminosidade e é seguro em caso de quebra, por não estilhaçar.
DESVANTAGENS: O vidro aramado é disponível apenas incolor e com espessura de 6mm.
APLICAÇÕES: Saídas de emergência, guarda-corpos, cobertura, divisórias, caixas de escada, fechamentos de claraboias, sacadas, peitoris, entre outros.
Outras Opções de Vidro
Existem outras opções de vidro derivadas das mencionadas acima, como:
Vidro Extraclaro
Este tipo de vidro é fabricado com baixo teor de óxido de ferro, garantindo bastente nitidez por reduzir o tom esverdeado.
Pode ser utilizado como vidro comum, laminado, temperado, curvo ou duplo.
É muito usado em vitrines, móveis e outros projetos que exigem bastante transparência.
Vidro Laminado de Temperado
É um tipo de vidro extremamente resistente! É feito a partir da laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados.
Tem resistência superior ao temperado, promovendo segurança e redução acústica.
É muito utilizado em projetos de construção civil, principalmente em projetos com muito elemento estrutural – pavimentos, pilares, piscinas, pisos ou vigas.
Vidro Refletivo
Este é um vidro de controle solar que tem a função de reduzir a entrada de calor e dos raios UV no ambiente.
Protege ambientes do desgaste do sol e mantém a temperatura interna agradável. Seu aspecto espelhado oferece privacidade, impedindo a visão de fora para dentro durante o dia.
É aplicado em fechamento de varandas, sacadas, coberturas, fachadas, portas e janelas.
Outros Tipos
Como visto acima, são inúmeros os tipos de vidro, outros exemplos são:
Jateado - muito utilizado em cabines fechadas, pois não permite que se veja o que há do outro lado;
Acidado – é um vidro fosco translúcido. É muito utilizado em paredes, divisórias, lavabos, box de banheiros e móveis.
Craquelado - vidro laminado que é utilizado para gerar um visual diferenciado na decoração;
Serigrafado - muito aplicado em portas, janelas e paredes decorativas;
Insulado - também chamado de vidro duplo, é composto por duas lâminas de vidro intercaladas por uma câmara de ar. Reduz a entrada de ruídos externos no ambiente e também atua como isolante térmico.
Com vários anos de experiência no mercado vidreiro, a Qualivetro oferece uma ampla variedade de modelos, atendendo aos mais diversos projetos.
A Qualivetro trabalha com vidros de alta qualidade e garante excelência nos acabamentos. Com uma entrega ágil, a Qualivetro tem sempre a solução ideal para seus clientes!
Faça seu orçamento com nossa equipe!